Pilates é recomendado para quem sofre de hérnia de disco

A hérnia de disco é um problema muito comum nos dias de hoje, pela exigência acima do limite do corpo para as atividades estressantes do dia-a-dia. A hérnia de disco algumas vezes é indolor, porém a maioria das pessoas queixa-se de dores nas costas, pernas ou braços, assim como dormência nos membros e dores que irradiam.

O que é hérnia de disco?

A nossa coluna vertebral dispõe de 33 vértebras, entre elas existem anéis gelatinosos, revestidos de fibra que dá flexibilidade à coluna. Tais anéis são responsáveis por absorver os impactos que a coluna sofre, além de evitar o atrito entre as vértebras.

A hérnia acontece quando um ou mais anéis são pressionados de maneira tão intensa que acaba por “esmaga-lo”, fazendo com que saia do lugar e desloque o seu conteúdo gelatinoso. Esse deslocamento pode prensar o nervo ciático causando dores nas pernas, ou os nervos superiores causando incômodo, dor e dormência nos braços.

Pessoas obesas, que carregam muito peso, com posturas incorretas, idosos e que aquelas praticam atividades intensas são propensas a sofrer de hérnia de disco. As mais comuns acontecem na região lombar e na cervical, isso porque são as duas partes da coluna que mais absorvem impacto.

Diagnóstico e tratamento

A hérnia de disco é diagnosticada geralmente quando a pessoa queixa-se de dores e procura um médico especialista em ortopedia, porém pode ser detectada através de exames realizados para outros problemas de saúde.

Depois de diagnosticada e detectada, dependendo do grau da lesão, recomenda-se cirurgia, mas, na maioria dos casos, mudanças de hábito e tratamento específico diminuem muito os incômodos e dor.

Geralmente, o médico ortopedista trabalha em conjunto com o fisioterapeuta de forma personalizada, já que cada paciente tem necessidades, idade e problemas diferentes.

O alívio através do Pilates

Muitos ortopedistas recomendam o método do Pilates para amenizar o desconforto e as dores causados pela hérnia de disco. A maioria dos pacientes consegue chegar a um nível de dor praticamente nulo com a prática do Pilates.

O método Pilates trabalha todos os músculos de forma harmoniosa, ou seja, todas as partes do corpo são trabalhadas de maneira similar, o que evita sobrecarregar músculos e regiões específicas em detrimentos de outros, que, em outras atividades, passam desapercebidos. Isso acontece porque o método prioriza a região abdominal – centro de força – que absorve a maior parte do impacto sofrido pelo corpo, sendo assim, a pessoa que sofre de hérnia de disco, aprende a não sobrecarregar a coluna, que fica protegida pelo abdome.

Além disso, o Pilates aumenta a flexibilidade das articulações, inclusive as da coluna, que passa a trabalhar da maneira correta sem criar impacto nem sobrepeso em determinadas vértebras. Outro ponto importante é que o Pilates fortifica todos os músculos, assim o aluno adquiri força para realizar suas atividades cotidianas sem sobrecarregar a coluna.

Todos esses benefícios são introduzidos de maneira natural na vida cotidiana do aluno, fazendo com que a melhora na sua saúde seja percebida no dia-a-dia.

As aulas

O aluno que sofre de hérnia de disco terá sua aula programada por um instrutor que fará as atividades de acordo com os exames e necessidades do aluno.

Assim, dependendo da localização da hérnia do aluno, o professor prioriza exercícios específicos e elimina do programa aqueles que possam causar qualquer desconforto ao aluno.

Os exercícios do Pilates são realizados de maneira personalizada e de acordo com o ritmo do aluno, pois o objetivo principal é adquirir consciência corporal a fim de o aluno conhecer seu corpo, seus limites e possibilidades, evoluindo a cada dia aumentando assim sua qualidade de vida.

Se você sofre de hérnia de disco, consulte seu médico e venha fazer Pilates conosco. Não se esqueça de trazer os seus exames e recomendações médicas desde o primeiro dia de prática. Entre em contato conosco através dos telefones (11) 2619 9245/ (11) 8104 0591 ou do email contato@htpilates.com.br

About these ads

One thought on “Pilates é recomendado para quem sofre de hérnia de disco

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s